
Uma reunião de trabalhadores em torno de uma mesa, para a degustação de batatas. Terminado em 1885, o quadro "Os comedores de batatas", de Vicent Van Gogh, pertence à primeira fase da pintura do artista, sob influência do realismo.
A obra resume um período em que o pintor dedicava-se a retratar a vida dos camponeses e tecelões.
Na época, o pintor vivia em Nuenen, pequena cidade holandesa, com a família. Ali, criou mais de 250 deseenhos. Como a maioria dos pintores realistas, ele tratou sobre a miséria. Mostrava nas obras as desilusões da gente humilde.
Em uma carta ao irmão Théo, o artista comenta sobre a motivação para a criação de "Os comedores de batatas": "Apliquei-me conscientemente em dar a idéia de que estas pessoas que, sob o candeeiro, comem suas batatas com as mãos, que levam ao prato, também lavraram a terra, e meu quadro exalta, portanto, o trabalho manual e o alimento que eles próprios ganharam tão honestamente".
Para conferir realismo à obra, Van Gogh destacou traços grosseiros aos trabalhadores da terra. Explorou os tons escuros, da luminosidade barroca.
A obra foi a primeira pintura do artista a ser composta por um grupo de personagens. E ele fez alguns versos sobre esse mesmo tema, mudando algumas características e cores.
Para Vincent Van Gogh, a escuridão também poderia ser considerada uma cor. Os trabalhos desta primeira fase são escuros e pesados.
O artista trabalhou as sombras com azuis que, junto ao interior pouco iluminado pelo lampião, dão um aspecto frio ao ambiente.
Essas características mudariam completamente quando o artista se muda para Paris, no mesmo ano.
(Folha da Região)