sexta-feira, 11 de maio de 2012

Relíquias de casa velha

Homologado tombamento de centro histórico de Belém


O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (10) a portaria do Ministério da Cultura que homologa o tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, no centro histórico de Belém (PA). A área tombada forma o núcleo de povoamento inicial da cidade paraense.




Tombamento do bairro Cidade Velha em Belém foi publicado no Diário Oficial/ foto: Diário do Pará
 
A ocupação da região remonta à conquista da foz do Rio Amazonas, no início do Século XVII. No apogeu do ciclo da borracha, entre 1890 e 1920, Belém foi uma das cidades mais prósperas do mundo.


A área protegida alcança três mil edificações nos bairros de Cidade Velha e Campina. O processo de tombamento foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.



 
De acordo com parecer do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, os dois bairros, protegidos por elementos naturais como baía, igarapé e alagadiços, constituem, ainda hoje, um dos maiores e mais íntegros conjuntos urbanos do país, segundo informa o site da instituição.


 
Para o tombamento, levou-se em conta, ainda, que o conjunto formado pela trama da cidade consolidada entre os séculos XVII e XVIII – com igrejas e suas torres, largos e praças, coretos, mercados e feiras - em interação com a Baía de Guajará, é suficientemente expressivo para retratar a história urbana de Belém.




Belém, centro histórico /  foto Andreas Martin/skyscrapercity.


O centro histórico é um cenário que remonta ao ano de 1616, quando os portugueses expulsaram, em definitivo, os franceses do território brasileiro e a cidade de Belém tornou-se o elemento de ligação entre o Rio Amazonas e o mar, possibilitando a posse de toda a Amazônia.





Graças à posição estratégica, a capital paraense foi transformada, à época, no maior entreposto comercial das riquezas produzidas na região.

Fonte: Agência Brasil

2 comentários:

  1. Que bela cidade!
    Acho essas construções antigas belíssimas!
    Ainda bem que, o tombamento preserva a história de uma cidade, tão repleta de histórias.
    Caminhar pelas madrugadas nessas ruas, deve ser uma sensação única...
    Lindas fotos Eudyr!
    Amei...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que saudade do tempo em que vc me mostrava esses lugares...kkkk

    ResponderExcluir